Ir para a Loja Supérbia
 

Notícias

Facebook

Descubra a história por trás do Dia Internacional da Mulher

Descubra a história por trás do Dia Internacional da Mulher

Neste Dia Internacional da Mulher queremos desejar a todas as mulheres um ótimo dia e parabenizá-las por todas as suas conquistas diárias. Mas você sabe qual é a história por trás dessa data tão simbólica? O blog da Supérbia resolveu contar quais foram os acontecimentos que resultaram na designação do dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher, confira!

Imaginário popular

Muitas pessoas imaginam que o Dia Internacional da Mulher foi instituído por causa de um incêndio que aconteceu em Nova Iorque em 1911, mas na verdade esse não foi o acontecimento que resultou na criação da data comemorativa. A razão pela qual o desastre que aconteceu na fábrica da Triangle Shirtwaist foi incorporado ao imaginário coletivo é porque dentre as suas vítimas, a grande maioria (123) era composta por mulheres costureiras.

Causado por más condições de trabalho, esse episódio foi, no entanto muito importante, não apenas por ser um fato marcante na história das lutas das mulheres no início do século XX, mas também porque ele proporcionou uma melhora nos critérios de segurança do trabalho.

Movimentos sociais

A verdade é que mesmo antes do acontecimento de 1911 o Dia da Mulher já era comemorado. A ideia de criar esse dia começou no fim do século XIX e início do século XX e o contexto que gerou isso foram as lutas por melhores condições de vida, trabalho e pelo direito ao voto.

No dia 8 de março de 1857, em Nova Iorque, as trabalhadoras de uma indústria fizeram greve por melhores condições de trabalho e igualdade dos direitos trabalhistas para homens e mulheres. Essa agitação, no entanto, ao invés de gerar resultados, foi reprimida com muita violência. Após 51 anos, no dia 8 de março de 1908, trabalhadoras começaram um movimento para lembrar o que aconteceu em 1857, pelo fim do trabalho infantil e também pelo sufrágio universal (direito de voto a homens e mulheres), mas também houve repressão nesse caso.

As primeiras comemorações do Dia da Mulher aconteceram no ano seguinte, em 1909, em diversos países e foram realizadas em dias diferentes, geralmente em fevereiro ou março. Já em 1910 aconteceu na Dinamarca uma conferência em que eles decidiram que o dia 8 de março seria o Dia Internacional da Mulher. O objetivo era conseguir apoio internacional em favor do direito de voto para elas.

Apesar disso tudo, foi apenas em 1975 (ano Internacional das Mulheres) que a ONU oficializou o dia 8 de março como a data oficial, com o intuito de lembrar a todos das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

Gostou de conhecer a história da data? Agora aproveite a nossa superpromoção do Mês da Mulher e compre os produtos Supérbia com descontos incríveis!

Loja Supérbia

  • p1
  • p2
  • p2
  • p2

Fale com a Supérbia

Tem uma dúvida sobre nossos produtos, proposta de parceria ou sugestão? Conta pra gente!

Deixe sua mensagem

Supérbia na rede

Acompanhe nossos canais e não perca nenhuma novidade.

Supérbia no seu e-mail

Acompanhe nossos canais e não perca nenhuma novidade.

Atendimento

Segunda a Sexta, das 9h às 18h

  •   (11) 2364-4180
  •   (11) 9 8814-7887
Supérbia Um produto Lénic